"O Santo Inquérito", clássico de Dias Gomes, será lido no dia 25 de outubro de 2010, às 19h, no Salão Nobre do Teatro Municipal, com direção de Elyzio Falcato, encerrando o Ciclo de Leitura Dramatizada em 2010.

O Santo Inquérito enfatiza com veemência o direito que o ser humano tem às idéias próprias e à liberdade de expressá-las e vivenciá-las. Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade.

O texto

Há controvérsias quanto à existência de Branca Dias. Se ela existiu mesmo e foi condenada e sacrificada na fogueira pela Inquisição, onde foi? Para Dias Gomes, como dramaturgo interessa o fato de que Branca Dias existiu, foi julgada e condenada pela Igreja e virou lenda. Os fatos históricos são fatores secundários.

O autor denuncia a deturpação do pensamento dominante da Igreja. O abuso do poder massificando o povo. Branca Dias não é santa como Joana D'Arc embora tenha sofrido o mesmo destino: queimada viva na fogueira da inquisição. É mulher, sonha casar-se com o seu amor e dar-lhe todos os filhos que puder. É meiga e de sentimentos puros, não vendo maldade nas ações. Crê firmemente na bondade de Deus e o sente na sua vida simples em contato com a natureza. Ela sabe que não fez nada de errado.

Não obstante, é acusada de heresia e condenada. A conduta de Padre Bernardo para com ela, a princípio, é a de conduzi-la à ortodoxia da fé. Expurgá-la de seus pecados. Ele crê firmemente que é seu dever salvá-la. Porém, quando a paixão carnal começa a queimá-lo por dentro, ele vê que só a condenação dela poderá livrá-lo da perdição do inferno. E faz tudo para isso, até conseguir.

Augusto, noivo de Branca é preso, açoitado e depois morto. Ele é o homem em defesa de sua dignidade. Consciente de que o homem traz em si mesmo algo de que não pode abrir mão, nem mesmo em troca da liberdade. Para não condenar a noiva, troca a vida pelo valor moral, isto é, pelo direito de vivê-la com grandeza. Simão, pai de Branca, ao contrário de Augusto, para salvar-se a qualquer custo, não levanta a voz diante da injustiça contra outrem. Presencia a tudo o que fazem ao futuro genro, mas não protesta diante da violência, se esta violência não o atinge diretamente.


SERVIÇO

Leitura Dramatizada - "O Santo Inquérito”
Data: 25 de outubro de 2010, segunda-feira
Horário: 19h
Entrada Franca (Serão distribuídas 90 senhas meia hora antes do espetáculo).
Classificação etária: Livre

Local: Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624


Tags:






Publicado em 31/05/2021

Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 25 de setembro
João Tostes e Vinícius Vivas levam o Ukulele para o Municipal Sexta-feira, 27 de setembro
Grupo Papel Crepon leva 'Cinderela' para o palco do Municipal 28 e 29 de setembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...