A Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre as portas para mais uma apresentação do Clube de Choro de Niterói, na terça-feira, 19 de julho de 2016, às 20h. Nesta edição, o Clube faz uma homenagem ao disco "Vibrações", considerado o mais importante álbum da discografia do grande Jacob do Bandolim e um marco para a história do choro. Paulinho Bandolim, Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro) convidam todos os amantes do choro e da música instrumental para mais uma noite inesquecível. A entrada é franca.

Nesta edição, o Clube receberá as luxuosas participações dos bandolinistas Thiago Souza, Luiz Nassif e Ronaldo Bandolim.

O álbum "Vibrações" foi lançado dois anos antes do falecimento de Jacob do Bandolim e, até hoje, é reverenciado como um marco na história do choro e da música instrumental brasileira. Para muitos, esse é considerado o momento em que Jacob atinge o auge da sua maturidade musical em suas interpretações. Com 12 faixas, o disco apresenta obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luiz Americano, Juventino Maciel, Fon-fon e do próprio Jacob, sendo algumas inéditas e algumas releituras, que se consagraram quase como uma forma obrigatória de se tocar.

Nos acompanhamentos, o tradicional conjunto Época de Ouro, formado por Dino 7 Cordas, Paulo Cesar Faria, Carlinhos Leite, Jonas Silva, Gilberto D’Ávila e Jorginho, apresenta um trabalho quase que camerístico, rico em detalhes que são perceptíveis graças à excelente qualidade de gravação para os padrões da época, tornando "Vibrações" um disco estudado até hoje por músicos Brasil afora.

O Clubedo Choro

Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro ao lado de Jacob do Bandolim.

O Projeto Clube do Choro torna-se um importante canal de divulgação da história da nossa música, tendo em vista o pouco espaço que a música instrumental recebe nos grandes veículos de imprensa.


Clique para ampliar.



Membros

Paulinho Bandolim - bandolim

Fundou o grupo de choro Café Brasil com o qual lançou o disco "Em Terra de Araribóia" em 2013. Representou o Brasil no "HIFA 2007" (Harare International Festival of Arts) no Zimbabue com o duo Focando em Cordas. Participou do projeto "Turunas Cariocas" em Petrolândia-PE, terra natal do violonista João Pernambuco. Venceu o concurso "Jovens Bambas do Velho Samba" em 2010, 2013 e 2014 acompanhando os cantores Maria Menezes, Inácio Rios e Anderson Vaz respectivamente. Em 2009 passou a integrar a Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira onde venceu o concurso de samba-enredo nos anos de 2010, 2015 e 2016.

Eduardo Jones - cavaquinho

Apaixonado por choro e samba, segue tocando seu cavaquinho desde 1982 e já tocou com vários músicos, tais como: Aecio Flavio, Mario Pereira, Otaviano Pitanga, Luiz Roberto, Sivuca, Paulo Moura, Zé da Velha, Silverio Pontes, Nelson Sargento, Monarco, etc... Fundou o grupo Cia do Choro. Parceiro de Nelson Sargento – Diz Qui Tá e Canta Meu Povo (inéditas). Tocou no carro de som da Portela, no 1º ensaio técnico do Sambódromo e na Noite das Campeãs em 1984. Participou do embrião do Clube do Choro de Niterói em 2013, na Cantareira.

Leo Fernandes - violão de 7 cordas

Integrante do Grupo Café Brasil, que lançou em 2013 o cd "Em terra de Araribóia", com participações de Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, entre outros grandes nomes do choro, contendo ainda texto de Zé Paulo Becker. Foi integrante do Trio de Couro e Cordas, com o qual participou de duas turnês pela Noruega. Com o Duo Focando em Cordas representou o Brasil no HIFA, festival internacional de artes no Zimbabue, África. Acompanha atualmente cantores da nova geração do samba, como Mingo Silva, André da Mata e João Martins. Participou de alguns projetos de samba, onde acompanhou artistas como Luiz Carlos da Vila, Diogo Nogueira, Monarco e Almir Guineto.

Diogo Barreto - pandeiro

Aos 18 conheceu o músico Silvério Pontes, que lhe apresentou ao choro. Apresentou-se no Democráticos, tradicional casa da Lapa, com Marcos Sacramento, Zé da Velha e Silvério Pontes. Acompanhou diversos sambistas como Monarco, Sombrinha, Wanderlei Monteiro e Luiza Dionizio, com quem participou dos programa Som Brasil em homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz. Atualmente se apresenta em importantes casas noturnas do Rio de Janeiro integrando o grupo dos cantores Taís Macedo e Roberta de Recife, entre outros.


Clique para ampliar.



Serviço

Clube do Choro de Niterói
Data: Terça-feira, 19 de julho de 2016
Horário: 20h
Ingresso: gratuito
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 06/06/2016

Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 25 de setembro
João Tostes e Vinícius Vivas levam o Ukulele para o Municipal Sexta-feira, 27 de setembro
Grupo Papel Crepon leva 'Cinderela' para o palco do Municipal 28 e 29 de setembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...