Finalizando a quinta edição do Ciclo Violonistico de Niterói, Helio Delmiro se apresenta fechando a homenagem feita a Turíbio Santos nessa quarta-feira 29 de junho de 2011, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.

No ano de 1947, no Méier bairro da zona norte do Rio de Janeiro, nascia Hélio Delmiro, o menino predestinado a ser um dos grandes músicos que o Brasil produzia. Aos cinco anos ganha do irmão Juca um cavaquinho e inicia o caminho que já lhe estava traçado. Pouco depois, seu outro irmão, Carlos, um bom violonista, começa a ensinar-lhe os segredos do violão.

Enfeitiçado pela bossa-nova, dedica-se exclusivamente ao violão. Autodidata, vai apurando a sua técnica e integra o conjunto de Moacyr Silva, trabalhando em bailes e excursionando pelo Brasil. Em 1965, forma o grupo Fórmula sete, com Claudio Caribé, Márcio Montarroyos, Luizão Maia. Por essa época, freqüenta as famosas ‘jam sessions’ dominicais no Little Club, onde conhece o saxofonista Victor Assis Brasil, passando a integrar a banda deste. Intensifica assim seu gosto pelo jazz. Passa a ser requisitado pelas estrelas da época: Elizete Cardoso, Elza Soares, Miltinho, Dóris Monteiro após, fica três anos com Elis Regina, gravando com a cantora e Tom Jobim nos Estados Unidos e participa de um especial para a TV com Michel Legrand.

Em 1970 tocou com Luiz Eça e com os ‘jazzmen’ Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin e Lalo Schifrin, sendo considerado pelo último o melhor guitarrista da América do Sul. Estudou algum tempo música erudita com o propósito de desenvolver sua técnica instrumental. Com sete discos gravados, com destaque para “Romã – Helio Delmiro in Concert” (1991), gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles com um quarteto formado por Rique Pantója, Nico Assumpção e Carlos Bala, e para o antológico “Symbiosis” (1999) com Clare Fischer, além de incontáveis participações em gravações dos mais ilustres cantores e músicos, Helio Delmiro tem lugar perene no cenário musical brasileiro e internacional.


SERVIÇO

V Ciclo Violonistico de Niterói
Helio Delmiro
Data: 29 de junho de 2011
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35-Centro
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 01/07/2021

Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 25 de setembro
João Tostes e Vinícius Vivas levam o Ukulele para o Municipal Sexta-feira, 27 de setembro
Grupo Papel Crepon leva 'Cinderela' para o palco do Municipal 28 e 29 de setembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...