A exposição "Espelho Quebrado" chega ao Museu Janete Costa de Arte Popular. Resultado de uma parceria entre o fotógrafo Rodrigo Petrella com o índio Banhi-re Kayapó, a mostra traz ao público uma série de fotografias e pinturas em tecido. São ao todo cerca de 30 Fotos do fotógrafo paulista que viveu meses entre os Kayapó e os Enawenê-nawê, nos Estados do Pará e Amazonas.

São cenas do cotidiano destes povos tradicionais, com destaque para as faces de jovens e adultos e corpos usados como tela para pinturas tradicionais. A exposição, que conta com a curadoria de Wallace de Deus Barbosa, professor da Universidade Federal Fluminense - UFF, vai ocupar o segundo andar da casa e pode ser conferida entre 24 de maio de 2016 e 30 de janeiro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Clique para ampliar
Desde 1999, quando visitou pela primeira vez a Amazônia, o fotógrafo Rodrigo Petrella já esteve em várias tribos indígenas. Foram períodos que se estenderam às vezes durante semanas, a fim de que o fotógrafo registrasse o cotidiano de grupos como os enawene-nawe e outras etnias que vivem sob o risco de uma sociedade envolvente, cada vez mais intolerante e intransigente com as culturas tradicionais.

Rodrigo Petrella começou a fotografar aos 13. Tornou-se fotógrafo profissional em 1994, no Rio de Janeiro. Morou em Nova York, onde trabalhou para a indústria da moda, com trabalhos publicados em revistas como W, Vogue, Dutch e ID. Continua colaborando com veículos estrangeiros até hoje. Além do registro do cotidiano de comunidades indígenas na Amazônia, Rodrigo possui projetos que exploram símbolos e imagens do inconsciente.

Já realizou várias exposições no Brasil e no Exterior, como a mostra Guardiões da Floresta, no Museu de História Natural de Nova York, e possui obras em acervos como o do Museu Artur Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro.

Esta mostra compartilha o espaço do Museu Janete Costa de Arte Popular com outras 2 exposições: A Arte dos Mebengôkre Kayapó e Nosso Trajeto, Nossos Caminhos, que também estão abertas para visitação de 24 de maio a 31 de julho.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição: "Espelho Quebrado"
Visitação: de 24 de maio de 2016 a 30 de janeiro de 2017
Horário: das 10h às 18h, de terça-feira a domingo.
Classificação: livre
Entrada Franca

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 178-182, Boa Viagem, Niterói-RJ
Informações: (21) 3619.0820


Tags:






Publicado em 25/04/2016

Museu Janete Costa promove arte popular para crianças Sábado, 21 de setembro
"O bicho tá pegando" debate a crise ambiental no Janete Costa De 05 de junho a 20 de outubro
Obras de Maria Puppim Buzanovsky Leia mais ...
Obra de Jorge Brito Leia mais ...
Obras de Jaime Nicola de Oliveira Leia mais ...
Obra de Bia Araújo Leia mais ...
Obra de Jéssica Morais Leia mais ...
Obra de Letícia Simões Leia mais ...
Obras de Antonio Jader Pereira dos Santos Leia mais ...