Na primeira semana do mês de julho, o projeto Arte na Rua segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai percorrer os bairros do Centro, Icaraí, Santa Bárbara e Maravista.

A semana começa na segunda-feira, 29 de julho, na calçada do Theatro Municipal de Niterói, com duas atrações musicais. Ás 17h se apresenta o músico, produtor e multi-instrumentista Davi Damasceno que convida o trombonista Flavinho Raggaman para um show com batidas eletrônicas, guitarra e trombone, que vão do reggae, ska, rock e MPB. O Ricardo Giesta Quarteto apresentará, logo em seguida, um repertório instrumental de músicas autorais com influências de blues, jazz, rock, country e soul, assim como releituras de temas de músicos como Cornell Dupree, Eric Gale, Beatles, Hank Crawford, Marvin Gaye entre outros. O quarteto é formado por Ricardo Giesta (guitarra e lap steel guitar), Paulo Maciel (teclado), Bruno Dvoran (bateria) e, Francisco Falcon (baixo).

O cantor e pianista Paulo Paceoli abre a tarde musical em Icaraí, na quarta-feira, 31, às 17h, na esquina das ruas Belisário Augusto e Ator Paulo Gustavo. O artista iniciou sua carreira com 15 anos de idade no extinto Hotel Samanguaiá, em Jurujuba, Niterói. De lá para cá, participou de inúmeros trabalhos, destacando as novelas na Rede Globo (O Rebu, Cuca Legal e Escalada) além do teatro, trabalhando como compositor, arranjador e diretor musical dos espetáculos: "Seu Sol Dona Lua", "A Bruxa Da Montanha Azul" e "Flicts". Logo em seguida sobe ao palco a cantora, compositora, professora de canto, a carioca/niteroiense Cacala Carvalho. Artista do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia, mantém seu trabalho solo acompanhada por seu filho Canequinha ao violão. Compõe bebendo no imaginário das ruas e praias do Rio de Janeiro e de Niterói, cidade onde passou parte da infância, e abraçou definitivamente como sua em 2004. Cacala tem 2 álbuns de carreira solo, 9 álbuns com projetos em grupo, 1 EP autoral solo e vários singles lançados.

Na virada do mês, sexta-feira, 02 de agosto, o Arte na Rua recebe, na Praça das Águas, Centro da cidade, a banda Abre Alas, com a proposta de fazer o resgate das melhores marchinhas dos antigos Carnavais, cantando e contando histórias das canções inesquecíveis que fizeram muito sucesso e se tornaram clássicos da nossa música popular. O grupo é formado por Cássio Tucunduva (voz/violão), Tavinho Torreão (baixo), Paulão Menezes (percussão), Mizael (trombone) e Trick (trompete).

"Histórias da Carochinha" é o espetáculo infantil que a Lobianco Produções leva para o Horto de Itaipu, no sábado, 03 de agosto, às 11h. A história é contada de forma muito lúdica e divertida para crianças de todas as idades. Conta a história de Zezinho, um menino muito levado que insiste em não dormir, só pensa em brincar e contar histórias com sua mãe, que já exausta de tanto trabalhar durante todo dia, ainda precisa ficar contando várias histórias para fazer Zezinho dormir. Como Zezinho, vivencia as histórias contadas por sua mãe, ele descobre que o sonho, só existe nos corações daqueles que acreditam neste sonho. Com texto e direção de Anselmo Fernandes, a peça tem no elenco, Anselmo Fernandes, Shana Magalhães e Sandro Carvalho, que também assina a música.

Comandado pelo Mestre Léo Cabaré, a Associação San Cipriano de Capoeira recebe o público no Morro do Cavalão para uma apresentação no Arte na Rua. Agendado para o sábado, 03 de agosto, às 16h. A Associação San Cipriano de Capoeira tem um trabalho voluntário na comunidade do Cavalão há mais de 30 anos, além de contar com núcleos em outros bairros cidade e até mesmo fora do país.

No sábado, 03, às 18h, o Arte na Rua leva a roda de samba do Pagode do Silvério para a Praça João Saldanha, Santa Bárbara. O pagode do Silvério vem com uma pegada forte nos sambas de raiz, sem deixar passar os sambas de enredos, músicas da atualidades e aquele retrozinho que a galera sempre gosta. O grupo é formado por Rafael (tantã), Adriano (pandeiro), Foguinho (cavaco), Jean (violão), Batuta (reco e voz) e Roni (surdo e voz).

No domingo, o Arte na Rua desembarca no Engenho do Mato, com duas atrações. Às 18h, se apresenta o Grupo Sintonia, liderado por Jorge Mota, profundo conhecedor dos caminhos do samba e da MPB desde os anos 1980. O grupo aposta em um repertório voltado principalmente aos sucesso dos anos 60, 70 e 80 além de obras atuais. Às 20h sobe ao palco o Nova Versão, grupo com 26 anos de estrada. Com 2 discos gravados, o Nova Versão estourou nas rádios com o sucesso "Tá na Cara", composta pelo saudoso compositor Cacá Moraes. Apadrinhado por Xandy de Pilares, o grupo volta com uma nova formação porém com o faro musical mais apurado e profissional: Fabiano Ribeiro (voz), Adriano (cavaco) Renatinho (reco), Fábio Negão (tantã), Márcio (percussão) e Guilherme Fasano (percussão).

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.


Programação

Atração: Davi Damasceno & Flavinho Raggaman
Data: Segunda-feira, 29 de julho de 2024
Horário: 17h
Local: Calçada do Theatro Municipal
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro

Atração: Ricardo Giesta Quarteto
Data: Segunda-feira, 29 de julho de 2024
Horário: 18h
Local: Calçada do Theatro Municipal
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro

Atração: Paulo Paceoli
Data: Quarta-feira, 31 de julho de 2024
Horário: 17h
Endereço: Esquina das ruas Belisário Augusto e Ator Paulo Gustavo - Icaraí

Atração: Cacala Carvalho
Data: Quarta-feira, 31 de julho de 2024
Horário: 18h
Endereço: Esquina das ruas Belisário Augusto e Ator Paulo Gustavo - Icaraí

Atração: Abre Alas
Data: Sexta-feira, 02 de agosto de 2024
Horário: 11h30
Local: Praça das Águas
Endereço: Esquina de Marquês do Paraná e Amaral Peixoto - Centro

Atração: Histórias da Carochinha
Data: Sábado, 03 de agosto de 2024
Horário: 11h
Local: Horto de Itaipu
Endereço: R. Dr. Pálvaro da Silva - Maravista, Niterói

Atração: Associação San Cipriano de Capoeira
Data: Sábado, 03 de agosto de 2024
Horário: 16h
Local: Em frente a Creche Comunitaria Irmã Catarina
Endereço: Alameda Paris, 1038 - Morro do Cavalão

Atração: Pagode do Silvério
Data: Sábado, 03 de agosto de 2024
Horário: 18h
Local: Praça João Saldanha
Endereço: Rua Hélio Mattos, s/n, Santa Bárbara

Atração: Grupo Sintonia convida Cacau Campos
Data: Domingo, 04 de agosto de 2024
Horário: 18h
Local: Praça do Engenho do Mato
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré - Engenho do Mato

Atração: Grupo Nova Versão
Data: Domingo, 04 de agosto de 2024
Horário: 20h
Local: Praça do Engenho do Mato
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré - Engenho do Mato


Tags:






Publicado em 26/07/2024